Note: Carousel will only load on frontend.

Sobre a BLISS


A BLISS é a primeira associação de empresas do setor de serviços linguísticos a ser criada no Brasil. Nossa meta é desenvolver e manter uma associação robusta, capaz de promover nosso setor interna e externamente.

Visamos consolidar nossa representatividade no mercado brasileiro, e ampliar o número de empresas associadas. Essas empresas prestam diversos serviços linguísticos, como os de tradução, localização, interpretação, revisão, criação de conteúdo e legendagem, dentre outros.


A BLISS promove, apoia e desenvolve atividades que tenham como objetivo:

Divulgar nosso setor para que empresas nacionais e multinacionais possam conhecer e contratar diferentes serviços linguísticos – como os de tradução, localização, interpretação, revisão e criação de conteúdo – no Brasil;

Fornecer informações sobre as tecnologias mais recentes de apoio à atividade linguística;

Conectar os diferentes profissionais de serviços linguísticos;

Dialogar com as universidades e cursos de formação de profissionais de serviços linguísticos.

Diretoria e Conselho

A segunda diretoria é composta por Paulo Guimarães, Célia Korn, Daniel Guio e Rafael Sousa, respectivamente Presidente, Vice-Presidente, Secretário e Tesoureiro.

O Conselho é formado por Andrea Gonçalves Pinto, Lilian Alves, Gisley Ferreira, Roberta Aquino, Ingrid Barbosa e Ana Lúcia Vivacqua.

Nossa história


A BLISS foi fundada em 2021, mas sua história começa muito antes disso. Em 2018, em meio a um importante congresso internacional do setor de localização, vemos a primeira semente dessa ideia brotar, quando um grupo de brasileiros e brasileiras se reúne para trocar suas experiências sobre o setor e discutir os obstáculos específicos do mercado de tradução e serviços linguísticos no Brasil, incluindo a ausência de uma organização que unisse e fortalecesse as empresas e instituições desse mercado. Em 2020, com a chegada da COVID-19 e suas incertezas, oito empresas decidem encarar um dos maiores desafios do século 21 com uma única certeza: “Juntos somos mais fortes. Chegou a hora de dar vida à BLISS.” Desde então, representantes dessas oito empresas têm trabalhado incessantemente, usando todo seu expertise e know-how para criar a BLISS com raízes tão fortes como as de um Ipê, cuja flor escolhemos para representar nossa marca, refletindo nosso desejo de criar parcerias sólidas com outras organizações do setor e ver o mercado de serviços linguísticos florescer no Brasil e no mundo.

Na esfera acadêmica, a associação trabalhará para o desenvolvimento de currículos que estejam em sintonia com as necessidades do mercado. Como maneira de disseminar informações, ideias e boas práticas, também pretendemos realizar webinars e congressos. Além disso, buscamos promover internacionalmente a indústria linguística brasileira por meio da atuação em congressos e feiras.

Visamos, ainda, desenvolver parcerias com fornecedores de tecnologia e oferecer aos nossos associados acesso às mais recentes tecnologias e metodologias de trabalho.